Como fazer a troca de óleo da moto
O óleo da motocicleta mantém o motor e as peças de transmissão da sua moto funcionando de forma suave e segura, mas com o tempo ele pode acumular depósitos e outras impurezas, perder viscosidade, oxidar e os aditivos dentro do óleo podem se esgotar, necessitando de uma troca de óleo.
Neste guia, fornecemos instruções passo a passo sobre como realizar uma troca de óleo de moto, economizando tempo e dinheiro, e respondemos a perguntas sobre a frequência de troca do óleo da motocicleta e como reconhecer os sintomas de baixo nível de óleo.
Como é o caso de todos os nossos guias, se você não estiver confiante em trabalhar em sua moto, seja cauteloso e peça ao seu mecânico para realizar uma troca de óleo para você.
Dito isto, todas as informações necessárias para você instalar uma nova bateria de carro com segurança são bastante básicas e fáceis de seguir, diz a equipe 99 Baterias em seu site: https://99baterias.com.br.
Como trocar o óleo da motocicleta
Antes de começar, certifique-se de ter o seguinte à mão:
- Óleo de motocicleta – verifique o manual do proprietário para o grau correto e o volume recomendado.
- Substituição do filtro de óleo
- Arruela do plugue de drenagem
- Chave soquete
- Chave de torque
- Panela de drenagem
- Ferramenta de remoção de filtro de óleo ou chave de filtro
- Funil
- Suporte traseiro do paddock (se sua bicicleta não tiver um suporte central)
- Luvas de proteção
- Trapos
Passo 1: Aqueça o motor
- Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta por dez minutos ou ande de bicicleta por cinco minutos.
- Depois de aquecida, coloque a bicicleta no suporte e deixe-a por alguns minutos para o óleo assentar.
Passo 2: Escorra o óleo
- Localize o parafuso de drenagem da sua moto.
- Coloque a bandeja de drenagem sob o parafuso – muito óleo pode ser expelido rapidamente, portanto, considere a direção do fluxo!
- Desaperte lentamente o parafuso de drenagem com a chave de caixa – mas não completamente.
- Desaperte o parafuso de drenagem com a mão e remova o bujão. O óleo começará a sair – tente segurar o bujão.
- Deixe o óleo escorrer.
Passo 3: Substitua o filtro
- Desaperte o filtro usando a chave de filtro ou a ferramenta de remoção do filtro.
- Despeje qualquer excesso de óleo dentro do filtro na panela.
- Pegue um pano e limpe a vedação do filtro.
- Pegue seu novo filtro e esfregue uma pequena quantidade de óleo limpo no anel de vedação.
- Enrosque o filtro com a mão – quando sentir o O-ring tocar no vedante, rosqueie apenas meia volta a três quartos a mais (mais do que isso, pode danificar o vedante).
Etapa 4: Substitua o bujão de drenagem
- Limpe o bujão de drenagem e substitua a arruela.
- Use uma chave de torque para apertar o bujão de drenagem.
Etapa 5: complete o óleo da motocicleta
- Encontre a entrada de enchimento de óleo, desaparafuse a parte superior e insira um funil.
- Adicione o óleo lentamente, verificando o nível de óleo com o visor ou uma vareta.
- Parafuse a parte superior de volta na entrada.
Passo 6: Verifique o nível do óleo
- Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta por cinco minutos.
- Verifique o nível do óleo e complete se necessário.
- Descarte o óleo velho com responsabilidade – encontre aqui o banco de óleo mais próximo .
Com que frequência você deve trocar o óleo da sua motocicleta
O tempo exato entre as trocas de óleo da motocicleta difere entre fabricantes e modelos, mas a regra geral é trocá-lo anualmente, ou a cada 3.000 a 5.000 milhas. Se você corre regularmente com sua bicicleta, pode exigir uma mudança mais cedo do que isso. Para uma resposta definitiva para sua marca e modelo, consulte o manual do proprietário ou entre em contato com o fabricante.
Sintomas de baixo nível de óleo da motocicleta
Se você tiver algum dos seguintes itens, sua motocicleta pode precisar de um reabastecimento ou troca de óleo:
- Uma luz de aviso de óleo acesa no painel.
- Um motor superaquecido.
- O cheiro de queimado.
- Barulhos surdos do motor.
Se você tiver algum dos itens acima, troque ou complete o óleo ou visite um mecânico.
Por que você deve trocar regularmente o óleo da motocicleta
Estamos falando do óleo do motor ou da caixa, que lubrifica as partes móveis dentro do motor e diminui o atrito, além de ajudar a resfriar o motor e evitar que os componentes internos fiquem enferrujados. O óleo também pode lavar os detritos das peças do motor até o fundo da caixa, onde podem ser lavados do sistema quando você troca o óleo, ou seja, aparas de metal ou partículas que se desprendem durante a operação normal ou durante a falha da peça.
Com o tempo e com o uso, o óleo do seu motor perde sua viscosidade, especialmente sob uso intenso. Ele também fica sujo, pegando o material particulado à medida que o motor funciona. É por isso que trocamos o óleo e colocamos sangue fresco.
Cada fabricante e entusiasta de motocicletas clássicas tem sua própria ideia de quantas vezes você precisa trocar o óleo da sua motocicleta. Meu clube favorito de proprietários de Norton on-line diz que o óleo do meu Atlas de 1964 deve ser trocado a cada 1.500 milhas – com óleo mineral, não sintético. E quanto à minha scooter de dois tempos Vespa Rally 200 cc de 1978, troco o óleo da caixa antes de fazer qualquer passeio que tenha mais de 500 milhas em alguns dias. Isso significa que eu troco cerca de três vezes por ano.
Para minha Ducati 848 de 2013 – com menos de 10 anos é uma moto nova, no que me diz respeito – a Ducati aconselha trocar o óleo a cada 7.500 milhas, embora os pilotos com quem conversei acreditem que é melhor limpar o velho coisas a cada 2.500 milhas ou mais. O que estou tentando dizer é que o intervalo de troca do óleo do motor ou da caixa da sua motocicleta varia de acordo com a marca, modelo e ano em que foi produzida. Você pode consultar o manual da sua moto, verificar com o departamento de peças do fabricante ou conversar com seus amigos do clube para determinar o melhor horário.
Trocando seu óleo com segurança
Uma motocicleta é uma máquina pesada, e trocar o óleo da sua deve ser tratado como um empreendimento sério. Guarde a cerveja e outras distrações até que essa tarefa seja concluída.
Antes de descer no chão ao lado de sua bicicleta:
- Certifique-se de que esteja seguro no cavalete central , no cavalete ou no elevador e não apenas no cavalete lateral.
- Recomendamos proteção para os olhos, bem como roupas e calçados adequados.
- Tenha cuidado para não tentar isso se você acabou de voltar de uma longa viagem; o óleo e a parte inferior da bicicleta provavelmente estão quentes e podem causar queimaduras graves.
- Certifique-se de estar seguro longe de carros e motocicletas em movimento, pois você provavelmente estará sentado ou deitado no chão para realizar esse trabalho.
Fontes: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/bateria-automovel.htm
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