Recepcionista: O Maestro da Primeira Impressão
Exemplo de descrição de cargo para recepcionista
Aqui está um exemplo de anúncio de emprego que você pode ver para uma função de recepcionista aberta:A RTY Marketing Agency South Branch está procurando uma recepcionista profissional e amigável para representar nossa equipe e servir como o primeiro ponto de contato para os hóspedes que visitam nosso movimentado escritório das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. As principais responsabilidades dessa pessoa incluem receber os hóspedes quando eles chegam ao local, explicar como navegar em nosso escritório, atender e transferir chamadas e gerenciar nossa correspondência recebida e enviada. Impulsione sua recepção com a Azul Service. Clique e transforme seu primeiro contato!
Os requisitos para o candidato ideal incluem:
- Diploma do ensino médio ou equivalente
- Comportamento profissional
- Dois anos de experiência profissional relevante
- Familiaridade com software básico de escritório
- Capacidade de operar scanners, copiadoras e impressoras
As qualificações preferidas incluem habilidades bilíngues em inglês e espanhol, experiência em ambiente de agência e habilidades de contabilidade.
Principais deveres e responsabilidades
- Atender e direcionar todas as chamadas telefônicas;
- Cumprimente todos os convidados do escritório;
- Gerenciar, limpar e organizar a recepção;
- Agende reuniões, visitas a clientes e eventos da empresa;
- Abasteça as salas de cópias, a lanchonete e o lounge;
- Colete e classifique todas as correspondências e pacotes;
- Fornecer suporte administrativo a todos os membros da equipe, conforme necessário;
- Responda às perguntas dos hóspedes e funcionários;
- Validar estacionamento para hóspedes;
- Processar faturas e pagar contas pendentes de contas da empresa;
- Realize uma contabilidade leve e manutenção de registros financeiros;
- Decore o escritório para as férias;
- Ofereça visitas ocasionais ao escritório.
O que é uma recepcionista?
A recepcionista é um especialista administrativo que recebe os hóspedes, gerencia a recepção e executa tarefas básicas de suporte. Eles normalmente ficam no saguão principal de um escritório, estabelecimento de saúde ou ambiente de hospitalidade, como um salão de beleza, academia ou hotel. Geralmente são a primeira pessoa que os hóspedes veem ao visitar o escritório. Os recepcionistas são responsáveis por diversas tarefas diferentes, dependendo da organização em que trabalham. Por exemplo, uma recepcionista que trabalha para uma empresa que marca vários compromissos no escritório pode passar grande parte do seu tempo agendando compromissos com clientes. Recepcionistas que trabalham para empresas com reuniões presenciais mínimas podem gastar seu tempo arquivando, organizando e realizando entrada de dados.
Quais são as responsabilidades de uma recepcionista?
Embora os deveres e responsabilidades da recepcionista possam variar muito dependendo do local de trabalho, as tarefas mais comuns pelas quais uma recepcionista é responsável incluem:
- Receber os convidados do escritório e direcioná-los para a pessoa ou escritório que estão visitando
- Atender e fazer chamadas telefônicas em nome dos funcionários do escritório
- Tratamento de correspondência de escritório
- Manutenção de material de escritório
- Agendamento de reuniões para funcionários
- Manutenção da área de recepção
- Manter os registros do escritório atualizados
- Execução de várias outras tarefas administrativas, incluindo envio de fax, transcrição e arquivamento
Uma recepcionista que trabalha em um escritório com foco no atendimento ao cliente também pode lidar e resolver reclamações de clientes e outros problemas. Os recepcionistas também podem receber pagamentos de clientes, enviar faturas e pagar despesas relacionadas ao escritório usando fundos do escritório.
Habilidades e qualificações de recepcionista
As qualificações para recepcionistas podem variar, mas geralmente é um trabalho inicial. Alguns empregadores exigem que os recepcionistas tenham até três anos de experiência anterior na área, enquanto outros podem estar abertos a recepcionistas com experiência mínima. Para empregos de recepcionista em áreas especializadas, como saúde ou odontologia, os empregadores podem exigir que os candidatos tenham experiência nesses ambientes ou treinamento com software de registros médicos eletrônicos (EMR).As habilidades dos recepcionistas geralmente incluem o seguinte:
Habilidades interpessoais
Os recepcionistas geralmente têm excelentes habilidades interpessoais para garantir que os visitantes tenham boas primeiras impressões e se sintam bem-vindos. As recepcionistas também atendem telefones e respondem à correspondência de maneira amigável para manter relacionamentos positivos com clientes e funcionários.
Habilidades de organização
Os recepcionistas são responsáveis por organizar diversas documentações relacionadas ao escritório, incluindo arquivos de clientes e documentos de funcionários. Algumas recepcionistas também mantêm organizadas as comunicações e outros arquivos dos funcionários, como contas de e-mail ou recibos de executivos.
Habilidades de comunicação
Esses indivíduos se comunicam regularmente com diversas pessoas, incluindo funcionários, gestores e clientes, por isso é importante ser claro e conciso. A comunicação pela qual uma recepcionista pode ser responsável inclui formas escritas e verbais, inclusive por telefone, por e-mail e por cartas.
Habilidades tecnológicas
Os recepcionistas geralmente contam com vários tipos de software e tecnologia para realizar suas tarefas diárias. Por exemplo, eles podem usar software de processamento de texto, bancos de dados e sistemas de arquivamento eletrônico para acompanhar as informações dos funcionários.
Habilidades multitarefa
As recepcionistas costumam fazer várias coisas ao mesmo tempo, como atender chamadas, cumprimentar clientes e corresponder-se com funcionários. Ser capaz de realizar multitarefas sem ficar sobrecarregado é uma habilidade importante para ter sucesso nesta posição.
Average Rating