Quais habilidades fazem um guia turístico com qualidade de 5 estrelas?
Não é qualquer um que pode ser um bom guia turístico. Como a linha de frente e a espinha dorsal da operação, os guias turísticos têm uma enorme responsabilidade de tornar a experiência do hóspede memorável, divertida, informativa e perfeita. O trabalho é muito mais do que ler fatos de uma folha.
Portanto, se você está procurando contratar um guia turístico ou pensando em seguir essa carreira, existem algumas qualidades obrigatórias de um guia turístico eficaz que você precisa conhecer. Claro, cada passeio (e guia) é diferente, mas os melhores dos melhores funcionários de turismo têm um conjunto específico de habilidades que são poucas e distantes entre si.
Vamos examinar rapidamente as dez principais características de um ótimo guia turístico – ou melhor, unicórnio – que tem qualidade de 5 estrelas . (Fique por perto para habilidades de bônus de um guia turístico na parte inferior deste post).
Diz a equipe Guia Mais João Pessoa em seu site: https://guiamaisjoaopessoa.com.br.
1. Comunicador poderoso
“Você pode me ouvir lá atrás?!” Megafones podem ser os melhores amigos de um guia turístico, mas um bom guia turístico pode projetar e deixar para trás aquele dispositivo de amplificação desajeitado.
A comunicação é uma das habilidades mais importantes de um guia turístico. Os hóspedes contam com guias turísticos para fornecer orientação, compartilhar fatos e informações e mantê-los entretidos durante todo o passeio. Como tal, um guia turístico deve falar fluentemente e coerentemente. Para não mencionar, ser capaz de comandar a atenção, apesar da distração inevitável das visões e sons ao redor.
2. Memória como um elefante
Muitos aspirantes a atores e comediantes assumem o papel de guia turístico, e não é difícil entender o porquê. Como o caminho para o estrelato, os guias turísticos se tornam mestres em memorizar roteiros e entregar performances que parecem naturais, em vez de ensaiadas.
No entanto, ao contrário de seus colegas atores, os guias turísticos também devem ser bons em lembrar nomes e rostos. Embora os guias de turismo interajam com diferentes hóspedes diariamente, eles podem transformar rapidamente um passeio de médio para extraordinário, abordando cada hóspede pelo nome para que eles se sintam valorizados e não apenas mais uma dica.
Truque de guia turístico: aprender nomes rapidamente é, sem dúvida, uma tarefa complicada. Com o Manifesto Diário , os guias turísticos podem memorizar os nomes com antecedência, tornando mais fácil colocar nomes nos rostos durante a rodada de apresentações.
3. Dicas para contar histórias
Entrega é tudo quando se trata de guia de turismo. Qualquer um pode regurgitar um roteiro palavra por palavra, mas um guia turístico excepcional pode adicionar um pouco de entusiasmo, torná-lo seu e levar os hóspedes a uma jornada através da narrativa.
Na verdade, os comentários da turnê ajudam a dar vida ao assunto, cativar o público e dar aos hóspedes algo para lembrar/passar para seus amigos nos próximos anos. Se um guia turístico pode contar uma história com animação, expressão e uma reviravolta na história, ele é um guardião.
4. Um bom senso de humor
Ninguém quer ficar de pé ou sentado durante uma aula de história seca, chata e sem humor – eles se afastam, ficam entediados e, pior, ligam para o telefone para se divertir. Saia da tela, Becky! Esteja no momento. Por outro lado, fazer os convidados rirem alto é uma maneira infalível de mostrar a eles um bom momento e obter uma avaliação super positiva.
Dito isso, a comédia pastelão não é um bom presságio em um ambiente de turismo profissional, e repetir piada de pai após piada de pai pode gerar mais reviravoltas do que risadas (a menos que seja uma turnê do Dia dos Pais). Em vez disso, um guia turístico engraçado é alguém que pode brincar com os hóspedes, zombar de si mesmo e compartilhar histórias engraçadas e relacionáveis.
5. Carismático e genuíno
Uma coisa é fazer os convidados rirem, outra é rir com eles. Um guia turístico que seja simpático e agradável pode iluminar um destino e fazer com que cada hóspede se sinta a pessoa mais importante do grupo.
De todas as boas qualidades de guia turístico, esta é provavelmente a mais difícil de encontrar. Muitos extrovertidos acabam falando demais e, embora falar em público seja uma parte essencial do trabalho, o verdadeiro carisma aparece na conversa, quando um guia turístico tem a chance de construir um relacionamento com os hóspedes – como perguntar de onde eles são e o que eles fazer para viver.
E um guia turístico que mostra interesse genuíno, ouve atentamente e lembra detalhes mais tarde pode causar um impacto muito maior na experiência do passeio do que na própria atração.
6. Perspicaz e flexível
Um guia turístico não está no palco, entregando falas para um público passivo. Garantido, os hóspedes terão perguntas e comentários aleatórios em um ponto ou outro, e um guia turístico deve conhecer suas coisas enquanto é capaz de responder com autoridade e entusiasmo.
Além disso, tudo pode acontecer em um passeio de uma hora (ou mais). Além das habilidades de comunicação, a adaptabilidade é essencial porque as pessoas são imprevisíveis. Os hóspedes podem se afastar do grupo (ou convidados indesejados podem se esconder), enrolar o tornozelo, ter uma emergência no banheiro ou simplesmente pedir uma pausa para sorvete. Um guia turístico deve estar pronto para lidar com as coisas como elas vêm.
7. Sensível à diversidade dos hóspedes
Os guias turísticos encontram hóspedes de todas as esferas da vida, que sem dúvida vêm com suas próprias expectativas culturais, normas sociais e necessidades especiais. Embora gostemos de pensar que a indústria do turismo aceita a todos e abraça a diversidade, ainda temos um longo caminho a percorrer.
Como os guias turísticos passam a maior parte do tempo com os hóspedes, eles têm a responsabilidade moral de:
- respeitar as diferenças culturais, todas as habilidades e as barreiras linguísticas
- adequar suas entregas de acordo
- demonstrar uma atitude hospitaleira em nome do destino
- inspirar os turistas a deixar um impacto social positivo
- e reforçar os valores fundamentais de uma empresa de turismo
Para referência, aqui está uma lista do que fazer e do que não fazer no guia de turismo.
8. Conhecimento aprofundado
Mesmo que um guia turístico não tenha nascido e crescido em algum lugar, eles devem conhecer o lugar por dentro e por fora. Como mencionei anteriormente, os hóspedes terão perguntas relacionadas a passeios e destinos – como onde estão os melhores lugares para comer, o que os moradores fazem para se divertir ou quanta água flui sobre as Cataratas do Niágara? (A resposta é 2.832 toneladas de água por segundo).
Embora seja tentador dizer aos hóspedes que pesquisem , um guia turístico é muito mais impressionante quando eles podem responder a qualquer coisa que apareçam. Afinal, os hóspedes esperam que os guias sejam especialistas em destinos, portanto, conhecer fatos, números e dicas relevantes melhor do que o Google faz parte do trabalho.
9. Muita paixão
A maioria dos guias turísticos tem uma paixão por viagens. É apenas apropriado. Eles querem viver o sonho e riscar o maior número possível de países em um mapa do mundo. E trabalhar como guia turístico lhes permite fazer isso. Mas se a viagem for a única razão pela qual eles vão guiar, eles não durarão muito.
Ser guia turístico é difícil. Claro, eles podem mostrar os lugares que amam e conhecer viajantes de todo o mundo (fora dos tempos de covid, é claro), mas também precisam trabalhar longas horas, muitas vezes em pé o dia todo, no calor da alta temporada , ao lidar com clientes exigentes. Não é para os fracos de coração.
Por que ser um guia turístico então? Por causa de todas as outras caixas, o trabalho é marcado. Os melhores guias turísticos têm um coração para servir aos outros, fazer novas conexões e se envolver na comunidade. Eles também desejam avançar na indústria do turismo e provar isso pesquisando mais do que o esperado e aprendendo como ser um guia turístico de sucesso.
10. Organizado e pontual
Ser organizado, eficiente e confiável podem ser mentiras comuns listadas em um currículo, mas são qualidades essenciais de um guia turístico eficaz. Os hóspedes não devem ter que esperar por um guia turístico para se organizarem. Tudo deve correr bem do check-in ao check-out.
Caso contrário, toda a programação pode ficar para trás, e um guia turístico desempenha um papel importante para garantir que as reservas permaneçam no prazo. Pense assim; se os hóspedes são solicitados a chegar dez minutos mais cedo, por que não há problema em um guia de turismo chegar atrasado com um café gelado e uma desculpa?
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
Average Rating